segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Hipertensão



A pressão alta ou hipertensão é uma doença crônica que acompanha o paciente durante toda a sua vida. Ela não tem cura, mas é possível controlá-la e minimizar ou até evitar os efeitos negativos no organismo. A pressão é considerada alta quando, após medida seguidas vezes, apresenta valor igual ou superior a 140 por 90 mmHg, o que equivale à pressão conhecida popularmente como 14 por 9.

Fatores de Risco:
Vários fatores podem fazer com que os vasos nos quais o sangue circula, se contraiame provoquem um aumentoda pressão sanguínea. Entre os principais fatores de risco da hipertensão arterialestão os maus hábitos de vida, como:
  • Consumo excessivo de sal e alimentos gordurosos
  • Bebidas alcoólicas
  • Obesidade
  • Idadem ( os idosos têm mais chances de ter pressão alta )
  • Sedentarismo ( a falta de exercícios físicos constantes e apropriados )
  • Carga emocional excessiva gerada pelos compromissos e dificuldades da vida cotidiana
  • Tabagismo
  • Fator genético ( quem tem pai, mãe ou outros familiares com hipertensão, pode correr mais riscos )
Consequências da Hipertensão:
A alta pressão do sangue pode provocar com o passar do tempo um desgaste dos vasos sanguíneos. Todos eles são recobertos internamente com uma camada bem fina e delicada que com uma grande pressão do sangue vão se endurecendo e estreitando. Com o passar do tempo, esses vasos podem entupir ou até se romperem. As consequências disso diferem de acordo com o órgão atingido.



O entupimento de um vaso pode ocasionar forte dor no peito, chamada de angina, insuficiência cardíaca, infarto e até morte súbita.



                  O rompimento ou entupimento de um vaso provoca o Acidente Vascular Cerebral (AVC ) conhecido como derrame cerebral.

                     


                                                       A obstrução dos vasos que transportam o sangue aos rins pode causar a paralisação desse órgão.
 
                                   
                                  Obstrução das artérias carótidas, aneurisma de aorta e doença vascular periférica dos membros inferiores.






Há o risco de retinopatia, o que reduz muito a visão dos pacientes.
Controle da hipertensão e Prevenção:Para controlar a hipertensão ou prevenir seu aparecimento, é necessário mudar alguns hábitos de vida que agravam a doença e adotar outros mais saudáveis. Há pacientes que precisam, além de manter bons hábitos, seguir um tratamento com medicamentos para controlar a pressão. É importante lembrar que essa decisão só pode ser tomada por um médico. Veja atitudes indispensáveisaos pacientes que sofrem de hipertensão e também importantes para prevenir o aparecimento da doença:

  • Pratique atividades físicas regularmente. Consulte seu médico para saber quais exercícios são indicados para você e qual a intensidade recomendada.
  • Controle seu peso. O aumento de peso contribui para o aumento da pressão arterial e ocasiona elevação da taxa de colesterol "ruim"no sangue, o que pode obstruir as artérias e elevar ainda mais a pressão.
  • Não fume
  • Modere a ingestaõ de bebidas alcoólicas
  • Controle a ingestaõ de sal nos alimentos. O sal faz o corpo reter mais líquidos, e o aumento do volume de líquido faz a pressão subir. Po isso deve-se evitar o exagero, como colocar sal na comida pronta ou comer alimentos que contêm muito sal.
  • Previna o estresse. 
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.