O chocolate é um convite para fugir do regime, esquecer a dieta e se deliciar. No entanto, depois do prazer, começam as queixas de que o rosto está cheio de espinhas, que engordou três quilos durante o feriado, e a culpa é sempre do chocolate. Conheça algumas características e propriedades do chocolate e saiba se pode comer sem culpa.
O chocolate não é simplesmente um alimento que engorda. É nutritivo, tem vitaminas A,B,C,D e E, é rico em cálcio, ferro e tem 15% de proteínas na sua composição.
Não há comprovações científicas da relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Mas, sabe-se que uma dieta rica em alimentos gordurosos pode aumentar a oleosidade da pele, e, dessa forma aumentar o aparecimento de acne em pessoas que já tenham tendência.
Quando consumido com moderação, proporciona bem-estar físico e mental. O importante é não exagerar. Recomenda-se não ultrapassar o limite diário de até 50 gramas, em função dos altos teores de açúcar e gordura . Essa quantidade não é parâmetro para as pessoas que têm algum tipo de intolerância, alergia ou algum outro problema em que o consumo de chocolate não é indicado.
O chocolate possui a capacidade de estimular a produção de serotonina, substância responsável pelo bom humor, por isso, ajuda a combater a ansiedade e depressão.
Há estudos que indicam que o chocolate pode viciar, pois contém substâncias como a teobromina, cafeína e feniletiamina, mas com uma ingestão moderada provavelmente você não deverá ter que se preocupar com isso.
O consumo exagerado pode ultrapassar a capacidade de digestão e absorção dos açúcares e gordura, e com isso, provocar diarreia.
Fonte: Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.