quinta-feira, 14 de julho de 2011

Aprenda a aliviar e a evitar o estresse

Praticar um hobby, mudar a rotina e sorrir mais, são atitudes que podem ajudar a espantar as consequências negativas do estresse.

Poluição, violência urbana, insegurança no trabalho, crises econômicas e hábitos alimentares inadequados são fatores que geram ansiedade e estresse em muitas pessoas. Situações como essas são características da vida moderna, que costuma dificultar a conquista de uma rotina equilibrada e saudável para quem não consegue lidar de maneira tranquila com as adversidades.
Pode-se entender o estresse como uma reação do corpo originada por qualquer tipo de exigência de adaptação. O estresse, no entanto, nem sempre é ruim ou um empecilho. Ele faz parte da vida e pode ser positivo, pois estimula a lidar com determinadas situações e a alcançar objetivos. Quando ele provoca mal-estar, dificuldade para reagir a determinada situação ou doença física, se caracteriza como uma experiência negativa e requer atenção especial.

A seguir, veja algumas dicas do médico psiquiatra e psicanalista Werner Zimmermann*, que podem ajudá-lo a lidar melhor com o estresse:

Quais são os primeiros sinais de que o estresse ultrapassou o normal e que a pessoa deve procurar ajuda?
Dr. Werner -
Tem vários sinais. Por exemplo: falta de ar, cansaço, taquicardia, tontura, irritabilidade, dificuldade de engolir, entre outros. Muita gente vai ao médico sentindo algum sintoma de determinada doença, mas o médico faz os exames e não encontra nada. Pode ser estresse.

O que o senhor recomenda para evitar e aliviar o estresse?
Dr. Werner –
Cada um pode encontrar uma maneira de aliviar o estresse. Sugiro algumas que costumam funcionar, como: fazer relaxamento, exercitar-se de maneira regular e moderada, ter uma boa alimentação, um sono adequado, mudar a rotina, inserir-se em grupos sociais, praticar um hobby, sorrir mais, expor-se ao sol e pensar positivamente.
* O médico Werner Zimmermann realizou uma palestra sobre "Lidando com o estresse e a ansiedade" na Unimed Florianópolis.

Fonte: Site da International Stress Management Association (ISMA – Brasil), PsiqWeb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.